segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Segundo Freud, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projetados em alguém.

Acredito que na sociedade atual, este seja um dos seus maiores paradoxos. A projeção causa os mais destruidores e devastadores. É a partir disso que julgamos e condenamos pessoas por ver nelas justamente aquilo que mais rejeitamos em nós mesmos.

A projeção psicológica reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não, fazendo com que a mente consciente não os reconheça. Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio. Em tal caso, a mente evita o desconforto da admissão consciente da falta cometida, mantém os sentimentos no inconsciente e projeta, assim, as falhas em outra(s) pessoa(s).

Não devemos nunca ter a pretensão de sermos perfeitos, mas costumamos ter uma elevada arrogância ao ver o outro. Por mais distinto, diferente ou provocativo que o outro possa nos parecer, ele também busca viver melhor, aprender mais, e muita vezes só precisa de uma ajuda real pra isso.

Julgar nunca será o caminho. Ricos, pobres, brancos, afro-descendentes, empresários, funcionários, todos julgam e são julgados. Isso só acarreta desarmonia e compromete gravemente a tênue linha social de boa convivência entre os seres.

Para entender o processo, podemos considerar uma pessoa que tem pensamentos de infidelidade durante um relacionamento. Em vez de lidar com tais pensamentos indesejáveis de forma consciente, o indivíduo projeta subconscientemente esses sentimentos no parceiro, e começa a acreditar que o outro é que tem pensamentos de infidelidade ou, até mesmo, que ele/ela tem outros "casos".












Tentar entender o outro, do nosso ponto de vista, ainda nos deixará loucos. A mente humana é uma máquina complexa e imprevisível, onde o melhor que podemos fazer é aprender sobre ela e respeitá-la, num comum acordo de cooperação, participação e respeito entre os seres.

"Aquele que luta com monstros deveria olhar para si mesmo para não se tornar um monstro. E quando você olhar para um longo abismo o abismo também deve olhar para você." Friedrich Nietzsche

1 comentários:

Cristiane Giorgiani disse...

Estudado! Rsrsrs
Beijo Fernando, adorei o texto!

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Von Noble.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.