domingo, 6 de junho de 2010

Hoje gostaria de falar um pouco sobre etiqueta. A maioria das pessoas tendem a achar que se tratam de simples orientações ou "frescuras" dos mais abastados e que abandoná-las é sinônimo de descontração e originalidade.

Assim como devemos levar conosco nossa educação básica, á qualquer ambiente, saber se comportar socialmente, até mesmo nos ambientes mais simples, é a garantia de ser bem visto e nunca deixar uma imagem negativa.

Esse conjunto de regras convencionadas tem como objetivo o de ajudar o relacionamento entre as pessoas. Possui várias subdivisões, como Etiqueta Corporativa e Etiqueta Social, além de outras menores, como Etiqueta à mesa e a recente Netiqueta.

O conceito de etiqueta está intimamente ligado ao de Cortesia, porém vai além, sendo uma forma de a pessoa que pratica determinado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras. A etiqueta usualmente reflete fórmulas de conduta às quais a tradição da sociedade consolidou.

Hoje vamos falar um pouco sobre Etiqueta e Dinheiro.

Você sabe quem é que deve pagar a conta no restaurante? Rachar ou quem convidou paga? Como se livrar da saia justa do cartão de crédito que não “passa”? O que dar de presente para a amiga rica, que tem tudo? E o que fazer quando te pedem dinheiro emprestado?

Dinheiro e relações sociais nem sempre andam de mãozinhas dadas, em harmonia. A vão algumas dicas preciosas de Etiqueta Social que podem nos ajudar a enfrentar situações constrangedoras do nosso dia a dia, afinal, uma boa imagem se consolida no trato com o dinheiro e nas relações entre pessoas.

1. Como dividir as despesas em restaurante?
Se você não é o convidado de honra, e ficou acertado que cada um paga o seu, nada mais justo: pague o que ficar estipulado no rateio das despesas. Nada de querer pagar “só o que você comeu”, que é indelicado; ninguém com bom senso irá no restaurante para se fartar às custas dos outros, e se no seu caso a despesa foi só um copo de água, este valor será incluído no rateio sem pesar para você (pois seria injusto). Se é um encontro romântico, para começar uma relação, normalmente o homem paga. Agora, é um casal gay ou encontro entre amigas, normalmente, quem convidou paga, fica mais elegante.

2. Presentear a amiga rica, que já tem tudo?
Não há regras do tipo “presentes caros são os melhores”. Procure ajustar o valor do presente dentro do seu orçamento e seja criativo na escolha de algo especial, que vá agradar o presenteado. Mas e quanto as listas de presentes de casamento? Vamos imaginar que todos os presentes mais em conta tenham acabado: pesquise algo diferente, decorativo em outra loja e compre. Não vá destruir sua vida financeira por conta de um presente. Vale pensar que. Normalmente, quando chega o convite de casamento há tempo suficiente para pesquisar boas opções que preservam o bolso.

3. Cartão de crédito recusado pela operadora?
Ás vezes houve um problema no servidor da administradora, ou qualquer outro evento que impediu a conclusão da compra. Não importa se o limite estourou ou foi outra causa, mas rapidamente procure outra alternativa para pagamento, sem ficar questionando de quem foi a falha. Mantenha a calma, principalmente se o funcionário do estabelecimento fizer algum comentário desagradável - lembre-se que qualquer ofensa que ele ou ela fizer é passível de ser considerada assédio moral, afinal você é cliente e age de boa fé. No caso de estar sem grana e for um lugar com que já tenha o hábito de frequentar, é possivel assinar uma nota, mas lembre-se de na primeira hora do dia seguinte voltar para resgatá-la.

4. Dinheiro emprestado?
Seu amigo pediu um dinheiro emprestado a você, não importa a situação, respire fundo e analise: é procedente o pedido? Se é um amigo que sempre está endividado, cuidado porque ele já sabe que as pessoas se condoem da situação dele e se aproveita disso. Emprestar irá fazer mal tanto a você, que se sente usado, quanto a ele, que permanece neste vício. Mas se é um caso particular, de alta necessidade e de alguém que raramente pede ajuda - e se você puder arcar com isso no seu orçamento - analise bem e pense que será quase uma doação, pois muitas vezes esperar o dinheiro ser ressarcido pode muito bem acabar com a relação de amizade.

5. Você foi quem pediu dinheiro emprestado?
Não importa a quantia, devolva o quanto antes. Não pediu por se sentir envergonhado, mas está numa situação limite? Respire fundo e chame o amigo para pedir ajuda, sabendo que ele não tem obrigação alguma de emprestar, e nisso incluo parentes, vizinhos, o que quer que seja. Mas é um caso de saúde, emergencial? Fale com todos que possam ajudar, proponha vender objetos, antecipar o décimo terceiro salário ou férias para levantar o dinheiro necessário, e assim que a situação estabilizar, produza mais (faça extras, se preciso for) para honrar os empréstimos que você precisou pegar. Com isso as pessoas irão respeitar a sua palavra e sua imagem ficará como a de alguém que teve brios para pedir ajuda e foi firme em retribuir a ajuda recebida, fortalecendo amizades pessoais e profissionais.

Se leu todo esse artigo, meus parábens, você é alguém que procura sempre novas informações pra melhorar seus comportamentos sociais e sua vida. Caso queira alguma dica especial, mande sua pergunta que respondo no próximo post. Abraços.

3 comentários:

Juliana Godin disse...

Adorei, Fe!
Coloquei seu blog como parceiro do meu...rs
Bjs!

Juliana Godin disse...

Clica lá: http://extensaosaladeartes.blogspot.com/
bjs

Amanda Bourbon disse...

Adorei!!!
Realmente as pessoas andam se esquecendo da importância da etiqueta na vida social.
Parabéns pelo blog.

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Von Noble.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.