terça-feira, 25 de março de 2014

sábado, 15 de março de 2014

O LUTO DA ALMA
THE GRIEF OF SOUL / El DOLOR DE ALMA / LA DOULEUR DE L'ÂME

Resumo de artigo científico derivado da Monografia desenvolvida na obtenção do título de Psicanalista Clínico pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo.

O interesse pelo tema da depressão e melancolia ressalta distintos caminhos se abrindo no interior dos diagnósticos psicopatológicos: por um lado temos à psiquiatria, que de um modo legal aborda o tema através do somático, da sintomatologia, de fatores biológicos e neuroquímicos, pouco considerando a história do paciente.

Por outro, a psicologia, com seus enfoques cognitivos, afetivos e volitivos. E como o expoente significativo, por si só, e adentrando as anteriores, temos as contribuições psicanalíticas de Sigmund Freud, descontruindo as formas anteriores do psicodiagnóstico e lançando um novo olhar para dentro do indivíduo e suas intrínsecas relações pessoais, ambientais, sociais e sua forma de lidar e interpretar, resultando nas suas características peculiares e/ou patológicas.

Este trabalho foi estruturado a partir de análises bibliográficas na temática do sofrimento psíquico referido ao sujeito depressivo, tendo em vista a articulação entre as intervenções médicas que entendem o homem a partir do modelo biológico e outros modos de intervenção que contemplam aspectos singulares ou a dimensão subjetiva do ser humano.  Este estudo propõe instigar uma compreensão que absorva a complexidade da melancolia, abrangendo aspectos conceituais de diagnóstico e intervenções, retirando-a do aspecto sintomático para demais patologias e estabelecendo-a como um sofrimento psíquico com caráter patológico e a sua estreita relação com o sofrimento único vivido pelo sujeito.

Este trabalho busca as evidências nos dados teóricos que corroboram esta forma de observação e entendimento proposto. No entendimento das principais teorias de Freud que apoiam a melancolia como uma patologia distinta e na perspectiva de Lambotte, que aprofunda a observação através dos sintomas e do tipo de discurso que apresenta e que garante a melancolia um lugar fora da psicose e com especificidades singulares.  

Palavras-chave: 1.Psicopatologia, 2.Psicanálise, 3. Melancolia.

Jair Fernando Alvez da Silva Von Noble
Psicanalista Clínico


 

Copyright 2010 Von Noble.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.