sábado, 26 de junho de 2010

Saber do que estás falando e falar corretamente é algo de suma importância, tanto socialmente, como pessoalmente, pois só assim você consegue se fazer ser entendido, evitanto contrangimentos desnecessários.



Para ilustrar a dica de hoje, utilizo de um interessantíssimo e-mail que recebi (dentre os vários lixos eletrônico que costuma acumular na minha caixa). Trata-se da forma correta de onde se originaram alguns ditos populares.

Com o passar do tempo aprendemos de forma errada, e graças á pobre cultura brasileira, repetimos sem nem ao menos saber o que estamos falando.

No popular se diz:
'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro'
Correto:
'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'
(Ilustrando que alguém com bichos dificilmente ficaria quieto!)



Dito Popular:
'Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'

Enquanto o correto é:
'Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

(Batata é uma raíz, como vai esparramar no chão?)



Dito Popular:
'Cor de burro quando foge.'

O correto é:
'Corro de burro quando foge!'

(Afinal, burro não muda de cor quando foge!)



Dito Popular:
'Quem tem boca vai a Roma.'

O correto é:
'Quem tem boca vaia Roma.'

(Acredito que seja no sentido de se expressar contra a opressão!)



Dito Popular:
'Cuspido e escarrado'

O correto é:
'Esculpido em Carrara.'

(Referência ao mármore que era utilizado para reproduzir obras!)



Dito Popular:
'Quem não tem cão, caça com gato.'

O correto é:
'Quem não tem cão, caça como gato.'
(Ou seja, sozinho!)

Agradecimentos pessoais ao Prof. Pasquale e Joana D´Arc (fiel remetente).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para saber como se comportar, devemos sempre conhecer mais e melhor, portanto seguem os serviços que podem ser praticados nos restaurantes. O conhecido serviço à francesa caiu no senso comum e não é praticado corretamente, com raras exceções.


  • Serviço à francesa (diplomata)
  • Serviço à inglesa direto
  • Serviço à inglesa indireto ou ao guéridon
  • Serviço de prato pronto/empratado
  • Serviço de travessas sobre a mesa
  • Serviço à russa
  • Serviço americano ou self service

Serviço à francesa / diplomata
O que caracteriza o serviço à francesa ou diplomata é o próprio cliente poder servir-se da comida, trazida na travessa pelo garçom. Trata-se de um tipo de serviço bem adaptado ao espírito independente do povo francês, usado em banquetes muito requintados ou em casas de família que contam com o serviço de garçom ou mordomos.
Neste serviço o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo, colocando-a sobre sua mão esquerda com a proteção de um guardanapo de serviço. Os talheres de serviço ficam voltados para a direção do cliente, a fim de que ele possa se servir. O garçom deve inclinar-se ligeiramente para a frente, de modo a deixar a travessa o mais próximo possível do prato.

Serviço à inglesa (direto)
Tal modalidade teve origem há centenas de anos e derivou do costume inglês, cultivado pelo próprio dono da casa (Lord), de servir ele mesmo a refeição a seus familiares e convidados.
O serviço pode ser bastante rápido, exigindo grande habilidade profissional do garçom. É usado algumas vezes em restaurantes e buffets.
O garçom apresenta-se com a travessa pelo lado esquerdo, servindo a comida com o uso de garfo e colher na mão direita (sistema alicate).

Serviço à inglesa indireto ou ao guéridon
O garçom traz travessas e apresenta-as ao cliente pelo lado esquerdo. Depois, coloca-as sobre o guéridon. Em seguida, serve a comida em um prato vazio que está no guéridon, usando uma colher na mão direita e um garfo na esquerda e, pela direita, serve o prato com a comida. O repasse é feito pelo sistema à inglesa direto.
A disposição dos pratos no guéridon é a seguinte: a travessa principal fica à direita, os acompanhamentos à esquerda e os pratos vazios no centro. O serviço pode ainda ser utilizado com o auxílio de um carrinho/buffet. Praticado essencialmente para entradas e sobremesas.

Serviço de prato pronto / empratado
Modalidade mais usada em bons hotéis e restaurantes da alta cozinha. Consiste na montagem e decoração dos pratos na cozinha e em sua apresentação já prontos ao cliente.
Existem basicamente dois tipos desse serviço: o “simplificado”, em que são usados pratos de tamanho normal, redondos ou de outros formatos, e o “sofisticado”, em que se usam pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche. Em ambos os casos, o serviço é feito pela direita.

Serviço de travessas sobre a mesa
O serviço de travessas sobre a mesa, modalidade usada ainda hoje em muitos restaurantes populares das cidades do interior do Brasil e mesmo nas grandes capitais, é um tipo de serviço dos mais simples e antigos.
Consiste em preparar as travessas de comida na cozinha conforme os pedidos, cabendo ao garçom a tarefa de transporta-las até o salão do restaurante e coloca-las no meio da mesa, para que os clientes possam servir-se à vontade, com ou sem a ajuda do profissional. Serviço feito pela direita.

Serviço à russa
Essa modalidade de serviço, como o próprio nome diz, deve sua origem aos imperadores russos, também conhecidos como czares, e foi introduzida na Europa Ocidental pelos diplomatas russos e por alguns chefes de cozinha e maîtres d’hôtel que trabalhavam nas cortes.
É um tipo de serviço inadequado aos tempos modernos, por isso, praticamente extinto. Consiste em apresentar aos convidados ou clientes as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves, que devem ser trinchadas e servidas à frente dos clientes.

Serviço self service ou americano
Modalidade de serviço surgida após a Grande depressão norte-americana que consiste em acondicionar a comida em saladeiros e réchauds para que os convivas possam servir-se à vontade.

Quero agradecer a todos que seguem meus posts. Caso queira alguma dica especial, mande sua pergunta que respondo no próximo post. Abraços.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hoje vamos seguir nossos estudos sobre etiqueta. Seguem algumas dicas sobre como devemos nos comportar utilizando uma etiqueta básica à mesa.





Lembre-se: Saber se comportar à mesa é indispensável tanto para o anfitrião como para o convidado.




12 Passos Básicos


1

As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.

2

Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.

3

Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

4

Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.

5

Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.

6

Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

7

Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.

8

Se ao provar algo você não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.

9

Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.

10

Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

11

Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.

12

Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.


Importante
  • Aplique estas regras básicas e, independentemente do país onde estiver, você estará demonstrando bons modos à mesa. 
 Se leu todo esse artigo e tem acompanhado meus posts, meus parábens, você é alguém que procura sempre novas informações pra melhorar seus comportamentos sociais e sua vida. Caso queira alguma dica especial, mande sua pergunta que respondo no próximo post. Abraços.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Hoje vamos seguir nossos estudos sobre etiqueta. No post anterior foi dada uma apresentação geral e você viu algumas dicas sobre Etiqueta e Dinheiro.
Vale Lembra: "O conceito de etiqueta está intimamente ligado ao de Cortesia, porém vai além, sendo uma forma de a pessoa que pratica determinado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras. A etiqueta usualmente reflete fórmulas de conduta às quais a tradição da sociedade consolidou."


Hoje vamos falar um pouco sobre Etiqueta Comportamental.

Maneira de caminhar: 

Quando se caminha de ombros caídos, a imagem que se passa é a de uma pessoa cansada, desanimada e atormentada por algum problema;

Quem é confiante caminha com passos firmes e decididos e ombros no lugar certo.

 

 O aperto de mãos: 

  • Quem aperta as mãos das pessoas com mão mole demonstra falta de segurança em si mesmo;
  • O “triturador de ossos” demonstra desprezo pela integridade física dos outros;
  • Quem oferece só a ponta dos dedos demonstra que o cumprimento não foi bem-vindo;
  • Não se aperta a mão de quem está à mesa de refeições;
  • Deixar alguém com a mão estendida perante outras pessoas é uma afronta. Mesmo entre pessoas cujas relações estão estremecidas;
  • É prerrogativa do mais idoso estender a mão para o mais jovem;
  • A mulher estende a mão para o homem;
  • O superior hierárquico é quem detém a precedência do aperto de mãos;
  • Com o cliente, a iniciativa deve ser dele.

O olhar:
  • Medir as pessoas da cabeça aos pés denota extrema grosseria e falta de personalidade;
  • Da mesma forma, os homens que se viram para olhar os traseiros das mulheres projetam uma imagem de vulgaridade e de extremo mau gosto;
  • Durante a conversa, devemos direcionar o nosso olhar para os olhos do interlocutor, estabelecendo uma espécie de triângulo imaginário, cujo vértice seria o nariz. Ampliando um pouco mais, nosso olhar pode percorrer um triângulo cujo vértice seria o queixo. Assim demonstramos apreço e fazemos com que o outro se sinta importante e prestigiado;
  • Também é gafe conversar usando óculos escuros.


     Postura em pé:
  • Quando conversamos com alguém de braços cruzados, revelamos que estamos na defensiva, querendo nos resguardar de algo;
  • As mãos sempre escondidas nos bolsos também revelam insegurança;
  • Mãos na cintura, tanto em homens como em mulheres, revelam falta de classe;
  • Devemos evitar que as pernas fiquem afastadas.


    Postura sentado:



  • Pessoas elegantes não se jogam nos assentos;
  • Também não emitem ruídos e murmúrios ao se levantar;
  • Homens devem cruzar as pernas procurando não mostrar a sola do sapato;
  • As pessoas que gostam de se sentar nas pontas das cadeiras dão a entender que estão querendo fugir, que estão pouco à vontade;
  • Não se balança o pé demonstrando nervosismo.


 Se leu todo esse artigo, meus parábens, você é alguém que procura sempre novas informações pra melhorar seus comportamentos sociais e sua vida. Caso queira alguma dica especial, mande sua pergunta que respondo no próximo post. Abraços.

domingo, 6 de junho de 2010

Hoje gostaria de falar um pouco sobre etiqueta. A maioria das pessoas tendem a achar que se tratam de simples orientações ou "frescuras" dos mais abastados e que abandoná-las é sinônimo de descontração e originalidade.

Assim como devemos levar conosco nossa educação básica, á qualquer ambiente, saber se comportar socialmente, até mesmo nos ambientes mais simples, é a garantia de ser bem visto e nunca deixar uma imagem negativa.

Esse conjunto de regras convencionadas tem como objetivo o de ajudar o relacionamento entre as pessoas. Possui várias subdivisões, como Etiqueta Corporativa e Etiqueta Social, além de outras menores, como Etiqueta à mesa e a recente Netiqueta.

O conceito de etiqueta está intimamente ligado ao de Cortesia, porém vai além, sendo uma forma de a pessoa que pratica determinado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras. A etiqueta usualmente reflete fórmulas de conduta às quais a tradição da sociedade consolidou.

Hoje vamos falar um pouco sobre Etiqueta e Dinheiro.

Você sabe quem é que deve pagar a conta no restaurante? Rachar ou quem convidou paga? Como se livrar da saia justa do cartão de crédito que não “passa”? O que dar de presente para a amiga rica, que tem tudo? E o que fazer quando te pedem dinheiro emprestado?

Dinheiro e relações sociais nem sempre andam de mãozinhas dadas, em harmonia. A vão algumas dicas preciosas de Etiqueta Social que podem nos ajudar a enfrentar situações constrangedoras do nosso dia a dia, afinal, uma boa imagem se consolida no trato com o dinheiro e nas relações entre pessoas.

1. Como dividir as despesas em restaurante?
Se você não é o convidado de honra, e ficou acertado que cada um paga o seu, nada mais justo: pague o que ficar estipulado no rateio das despesas. Nada de querer pagar “só o que você comeu”, que é indelicado; ninguém com bom senso irá no restaurante para se fartar às custas dos outros, e se no seu caso a despesa foi só um copo de água, este valor será incluído no rateio sem pesar para você (pois seria injusto). Se é um encontro romântico, para começar uma relação, normalmente o homem paga. Agora, é um casal gay ou encontro entre amigas, normalmente, quem convidou paga, fica mais elegante.

2. Presentear a amiga rica, que já tem tudo?
Não há regras do tipo “presentes caros são os melhores”. Procure ajustar o valor do presente dentro do seu orçamento e seja criativo na escolha de algo especial, que vá agradar o presenteado. Mas e quanto as listas de presentes de casamento? Vamos imaginar que todos os presentes mais em conta tenham acabado: pesquise algo diferente, decorativo em outra loja e compre. Não vá destruir sua vida financeira por conta de um presente. Vale pensar que. Normalmente, quando chega o convite de casamento há tempo suficiente para pesquisar boas opções que preservam o bolso.

3. Cartão de crédito recusado pela operadora?
Ás vezes houve um problema no servidor da administradora, ou qualquer outro evento que impediu a conclusão da compra. Não importa se o limite estourou ou foi outra causa, mas rapidamente procure outra alternativa para pagamento, sem ficar questionando de quem foi a falha. Mantenha a calma, principalmente se o funcionário do estabelecimento fizer algum comentário desagradável - lembre-se que qualquer ofensa que ele ou ela fizer é passível de ser considerada assédio moral, afinal você é cliente e age de boa fé. No caso de estar sem grana e for um lugar com que já tenha o hábito de frequentar, é possivel assinar uma nota, mas lembre-se de na primeira hora do dia seguinte voltar para resgatá-la.

4. Dinheiro emprestado?
Seu amigo pediu um dinheiro emprestado a você, não importa a situação, respire fundo e analise: é procedente o pedido? Se é um amigo que sempre está endividado, cuidado porque ele já sabe que as pessoas se condoem da situação dele e se aproveita disso. Emprestar irá fazer mal tanto a você, que se sente usado, quanto a ele, que permanece neste vício. Mas se é um caso particular, de alta necessidade e de alguém que raramente pede ajuda - e se você puder arcar com isso no seu orçamento - analise bem e pense que será quase uma doação, pois muitas vezes esperar o dinheiro ser ressarcido pode muito bem acabar com a relação de amizade.

5. Você foi quem pediu dinheiro emprestado?
Não importa a quantia, devolva o quanto antes. Não pediu por se sentir envergonhado, mas está numa situação limite? Respire fundo e chame o amigo para pedir ajuda, sabendo que ele não tem obrigação alguma de emprestar, e nisso incluo parentes, vizinhos, o que quer que seja. Mas é um caso de saúde, emergencial? Fale com todos que possam ajudar, proponha vender objetos, antecipar o décimo terceiro salário ou férias para levantar o dinheiro necessário, e assim que a situação estabilizar, produza mais (faça extras, se preciso for) para honrar os empréstimos que você precisou pegar. Com isso as pessoas irão respeitar a sua palavra e sua imagem ficará como a de alguém que teve brios para pedir ajuda e foi firme em retribuir a ajuda recebida, fortalecendo amizades pessoais e profissionais.

Se leu todo esse artigo, meus parábens, você é alguém que procura sempre novas informações pra melhorar seus comportamentos sociais e sua vida. Caso queira alguma dica especial, mande sua pergunta que respondo no próximo post. Abraços.

 

Copyright 2010 Von Noble.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.